A Senhorita Açúcar

As lembranças da infância nos acompanham, influenciam e determinam nossas vidas e nossas escolhas.

Minha bisavó, Elizabeth, chamada carinhosamente de Omi, e minha avó, Ilse, vieram de Gotha, Alemanha, para tentar uma vida melhor e fugir dos horrores da época. Abriram uma confeitaria no centro de Curitiba, a Leiteria Blumenau, onde produziam doces e outros produtos alimentícios. Lembro-me de fazer biscoitos com minha Omi em sua cozinha que cheirava à baunilha. De tomar chá gelado e comer os biscoitos no fim do dia, sentada nos degraus da casa dela, apreciando cada mordida.

Minha avó paterna, Ione, também era uma doceira de mão cheia, fazia doces para os aniversários de todos os 12 netos. Os bombons de morango e uva, os cajuzinhos, camafeus, olhos de sogra e brigadeiros que ela fazia eram uma sensação na família. Certamente essas lembranças tão vivas da minha infância determinaram a minha inclinação vocacional profissional.

Cresci e dediquei-me a outros estudos, concluí cursos de Turismo, Direito e parcialmente o de Publicidade e Propaganda. Trabalhei muitos anos como advogada, mas sempre ia para a cozinha nos finais de semana, tentar resgatar minhas raízes doces. Aos poucos e experimentalmente, coloquei em prática algumas ideias, fiz cursos práticos e li muito sobre a arte de fazer doces.

Em 2012 formei-me em Pátisserie e Boulangerie no Centro Europeu, onde aprendi muito com excelentes e renomados profissionais brasileiros, italianos e franceses da Confeitaria e da Panificação Artesanal. A partir daí, muitos outros cursos vieram, no Brasil, Estados Unidos e Argentina. Nesse caldo de experiências e teorias, nasceu a Senhorita Açúcar.

Fazer a doçaria ter um resultado exclusivo e único em cada produto elaborado e a busca por sabores e gostos que invocam a memória afetiva e a modernidade criativa, passou a ser o meu lema. Dentre todas as áreas da confeitaria, apaixonei-me pela decoração artística de bolos, o que me faz estar sempre em procura de novas técnicas e tendências para poder desenvolver verdadeiras obras de arte doces.

Meu objetivo é entregar um produto único, delicioso e inesquecível, que atraia e celebre a amizade, o encontro e a família.

Sou formada em Pátisserie e Boulangerie pelo Centro Europeu em 2012 e membro da ICES – International Cake Exploration Societé. Fui ganhadora do Primeiro Concurso de Sobremesas do Centro Europeu, com a sobremesa Inverno Doce.

Fiz cursos de:

 

Ale Moreira

Confeiteira Artística

contato@senhoritaacucar.com.br