Brigadeiro Gourmet de Crème Brûlée

O crème brûlée é um doce de origem francesa feito com ovos, açúcar, leite e fava de baunilha. Depois de esfriado, é colocado em ramequins, salpicado com açúcar e queimado com um maçarico. O creme molinho e a casquinha de açúcar queimado no topo fazem do doce uma iguaria adorada por muitos.

O brigadeiro de crème brûlée é uma adaptação desse doce típico francês ao paladar brasileiro, que ama um bom brigadeiro.
A receita e o modo de fazer dão todas as dicas para que qualquer amante de um bom doce possa fazer o famoso brigadeiro com estilo francês.

O Brigadeiro

Ingredientes:
  • 1 lata/395 gr de leite condensado;
  • 30 gr. ou 1 tbsp de manteiga;
  • 50 gr. de chocolate branco de boa qualidade (Callebaut);
  • 10 gr. ou 2 tsp de pasta de baunilha (Fabbri);
  • 30 gr. ou 1 tbsp de glucose de milho ou 50 gr. de creme de leite para evitar a cristalização;
  • Açúcar cristal para finalização.

Modo de fazer:

Coloque o leite condensado numa panela, acrescente a manteiga e misture bem. Espere a manteiga derreter um pouquinho e mexa sempre sem parar para o leite condensado não grudar no fundo da panela. Acrescente o chocolate nobre, como o Callebaut, que é um chocolate puro. Não pode ser fracionado e nem hidrogenado. Mexa até derreter bem o chocolate.

Dica doce da Ale: para não cristalizar ou açucarar o brigadeiro, utilize glucose de milho que você encontra em casas de produtos de confeitaria ou creme de leite de caixinha. Para cada lata de leite condensado, você vai usar 50gr. de glucose de milho ou 50gr. de creme de leite.

Misture a glucose com uma colher molhada para soltar da colher. Continue mexendo sem parar até a glucose derreter. Por fim acrescente de 10 a 15 gr. de pasta de baunilha, também encontrada em casas de confeitaria.

Dica doce da Ale: utilize a pasta de baunilha no lugar do extrato de baunilha, encontrado em supermercados, pois o extrato tem muito líquido, pouca baunilha e portanto evapora e não deixa o gosto e a consistência desejados. Quando o brigadeiro estiver pronto, você vai observar alguns pontinhos pretos, que são as sementinhas da fava da baunilha.

Quando o brigadeiro começar a ferver, continue mexendo até ele desgrudar do fundo da panela, esse é o ponto para enrolar. Dá pra saber quando você enclina a panela e ele desgruda sozinho do fundo. Pronto, agora é só colocar num refratário e esperar esfriar para enrolar. Essa quantidade dá mais ou menos 20 brigadeiros.

Depois que o brigadeiro estiver bem frio, você pega com uma colher e molha com um pouquinho de água (ou passa manteiga na palma da mão), enrola e passa no açúcar cristal.

Para finalizar o crème brûlée você vai usar um maçarico, também encontrado nas lojas de confeitaria ou de produtos de culinária. Cuidado para não queimar demais o açúcar. Esse processo vai garantir que o doce fique com uma textura maravilhosa!

Agora é a sua vez! Acompanhe a receita também no vídeo abaixo e depois me conte se gostou nos comentários. Se tiver alguma dúvida entre em contato: contato@senhoritaacucar.com.br.

Deixe seu recado!