Casamento no Mansão Beloni Bolo de casamento romântico e clássico com pasta americana de cinco andares com flores de açúcar.

Como escolher o bolo de casamento ideal

Uma das principais atrações de um casamento, além dos noivos, é o bolo. Todos os olhos estarão voltados para os noivos e, depois, para o bolo que celebrará a união do casal. O corte do bolo e a divisão da primeira fatia entre os noivos tem uma simbologia secular, com significados muito importantes para a nova vida conjunta que se iniciará e você pode conferir mais detalhes na História do Bolo de Casamento em nosso blog. Por isso a escolha do estilo e decoração do bolo devem harmonizar com o casal e a festa que escolheram para celebrar sua união.

1- Como escolher o bolo de casamento ideal: Estilo da cerimônia.

Primeiramente os noivos têm que escolher qual será o estilo do casamento que querem ou que combina com eles. Há várias opções de estilos como, por exemplo, o romântico, o mini wedding, o rural ou campestre, o clássico, na praia, o contemporâneo, entre outros.

Romântico

Um casamento romântico geralmente é celebrado em um ambiente em meio à natureza ou em um local aconchegante, perto da natureza. A cerimônia pode ser realizada fora ou dentro do espaço escolhido. Geralmente é uma cerimonia em que os convidados são servidos sentados à mesa, servidos por garçons ou buffets. O casal escolhe se o estilo romântico tende para uma maior formalidade ou não da festa. Este estilo pede um bolo mais delicado, podendo ser em buttercream ou em pasta americana, com flores, pérolas de açúcar, laços, drapeados e rendas.

Mini wedding

Os mini weddings vêm fazendo muito sucesso nos últimos anos. Sao cerimonias menores, onde os convidados são familiares e amigos mais íntimos do casal. São eventos mais discretos e sem ostentação. Geralmente servem até no máximo 100 pessoas, seguindo o estilo mais romântico, intimista. Pode ter serviço servido à mesa ou finger food. Pede um naked ou semi naked cake com flores naturais, mas não impede que os noivos optem por um pequeno bolo decorado em pasta americana, mais discreto, charmoso e com flores.

Rural ou campestre

Também em alta ultimamente, é realizado em chácaras próprias para celebrar os eventos mais rústicos, com cerimonias feitas em jardins ou em volta de lagos e depois com recepção interna mais casual, com comida e bolo mais rústicos. O bolo mais indicado é o naked ou semi naked decorado com flores naturais. Colocar o bolo sobre um tabuleiro de madeira deixa o estilo mais rústico.

 

Clássico

Este estilo é a opção dos casais que sonham com os casamentos de contos de fadas. Recepção em lugares mais imponentes, com vestidos mais exuberantes, serviço à inglesa, decoração mais requintada. Pede um bolo mais sofisticado, com muitos andares e bem decorado em pasta americana no estilo clássico, com rendas, laços, drapeados e flores de açúcar.

Praia

Casamento na praia pede bolo decorado com elementos marinhos, com estrelas do mar, conchas, areia comestível e decoração em efeito de ondas. Mas flores naturais e frutas também são uma ótima opção para a decoração. Os mais indicados são os make e semi naked cakes ou o decorado em pasta americana com ondas laterais.

Bolo de casamento temático para celebração na praia com pasta americana de três andares.
Inspiração do site: https://www.domino.com/content/beach-wedding-cake-ideas/

Contemporâneo

Ou também podemos chamá-lo de moderno e minimalista, dependendo dos elementos da decoração. Sao bolos geralmente cobertos com pasta americana, com decorações metalizadas, utilização de stencils, texturas, grandes e poucas flores de açúcar. Técnicas marmorizadas, texturizadas e geométricas, bem como uma paleta de cores mais fora do convencional branco estão super em alta para a temporada de 2019.

Tarde das Noivas Bolo de casamento elegante e moderno com técnica de marmorização com 5 andares e flores de açúcar no topo.

2- Como escolher o bolo de casamento ideal: Local

O local da cerimonia, horário e estilo do casamento já limita o design do bolo, pois se a opção for por um casamento na praia, um bolo de cinco andares decorado em pasta americana com folhas de ouro ficaria fora de contexto. Bem como uma cerimonia de um mini wedding, que é um casamento para até 100 pessoas, ter um bolo de sete andares também não combina, fica exagerado e foge do tema escolhido pelo casal.

3- Como escolher o bolo de casamento ideal: Clima

O clima também influencia um pouco nessa decisão, pois se o casamento for no alto verão e a cerimonia for no campo ou jardim, um bolo decorado em buttercream pode não aguentar ficar muito tempo fora da geladeira. Já se for no inverno, não haverá tanto problema. Bolos decorados em pasta americana tendem a aguentar mais as variações de temperatura.

4- Como escolher o bolo de casamento ideal: Quantidade

O numero de fatias do bolo geralmente é calculado de acordo com o número de convidados, ou seja, uma fatia por pessoa. Se houver mesa de doces ou sobremesas, o numero de fatias pode diminuir, afinal nem todos comem doces, sobremesas e bolo. O peso das fatias varia de 80 a 100 gramas por convidado, dependendo dos recheios escolhidos. Levando todas essas variantes em consideração, pode-se chegar ao tamanho ideal do bolo a ser servido, calculando-se o
numero de andares mais adequado.

fatias de bolo de casamento sendo servidas

5- Como escolher o bolo de casamento ideal: Andares

Se o sonho do casal é ter um bolo de 5 andares, mas servir apenas 120 convidados, o mais indicado é fazer um ou dois andares de bolo verdadeiro combinando com os demais andares cenográficos, sem que se note a diferença do verdadeiro e o não. Assim os noivos podem cortar a primeira fatia de um bolo real e ter a altura do bolo que desejam.

Corte do bolo de casamento

6- Como escolher o bolo de casamento ideal: Paleta de cores

A paleta de cores da decoração do bolo de casamento geralmente combina com a escolhida com toda a decoração do evento, mas isso não é uma regra rígida a ser seguida. Os arranjos florais nas mesas e demais locais decorados geralmente combinam com o bolo, ou na cor da cobertura, ou em suas flores, desenhos e detalhes decorativos. Assim haverá mais harmonia entre o bolo e o local decorado. Se o bolo ficar na mesa de doces, é aconselhável que as forminhas (se forem coloridas), sigam a mesma paleta de cores do restante da decoração.

7- Como escolher o bolo de casamento ideal: Sabores

A principal massa pedida em bolos de casamento é a de baunilha, por ser a mais neutra, combina com todos os recheios. A variedade de sabores dos recheios é imensa, todos são feitos artesanalmente com ingredientes de grande qualidade. Frutas frescas não podem ser usadas nos recheios, pois tendem a umedecer muito a massa com o passar das horas, mas podem ser utilizadas em doces artesanais deliciosos.

Degustação de bolo de casamento da Senhorita Açúcar

Agora que você já tem uma ideia do seu bolo ideal, pensar em bons fornecedores é o próximo passo. Se desejar fazer degustação, entre em contato aqui.

Ale Moreira | Confeiteira Açúcar

Deixe seu recado!