Brioches recheados com canela numa assadeira

Receita deliciosa de Brioche de Canela

Brioche é um pão de origem francesa, feito com alto teor de manteiga e ovo. É feito como um pão, mas sua massa é macia e suas cascas são douradas e levemente folhadas. É muito versátil, pode ser servido sozinho ou recheado com gotas de chocolate, frutas secas e especiarias. Escolhi o recheio de canela por ser o meu favorito :). Você também poderá acompanhar o passo a passo dessa receita no video que preparei no final desta página.

Ingredientes da massa:

  • 2 ovos
  • 50 gramas de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 240 ml de leite
  • 170 gramas de manteiga
  • 10 gramas de fermento biológico seco
  • 560 gramas de farinha de trigo

Ingredientes do recheio:

  • 300 gramas de açúcar mascavo
  • 100 gramas de manteiga derretida

Preparo:

Misture os ovos, açúcar e sal na tigela da batedeira; aqueça o leite levemente no microondas e adicione o fermento; adicione o fermento com o leite à tigela da batedeira e bata em velocidade baixa; Derreta a manteiga e adicione aos ingredientes acima. Coloque metade do trigo e troque o batedor da batedeira para o gancho e bata em velocidade baixa até o trigo ser bem incorporado; Adicione o restante do trigo e aumente a velocidade para média deixando bater por 5 minutos ou até que a massa desgrude das laterais da tigela. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por 3 horas. Após 3 horas, abra a massa com um rolo formando um retângulo de aproximadamente 1 cm de espessura.

Massa de brioches recheados com canela para serem assados
Massa recheada após três horas de descanso.

Recheie o retângulo com o recheio de açúcar mascavo e manteiga e enrole a massa como um rocambole. Corte em fatias grossas e coloque em uma forma untada. Deixe crescer por mais 30 minutos fora da geladeira e coberto com filme plástico. Leve para assar em forno pré aquecido a 170 graus. Retire do forno quando a massa estiver dourada (insira uma faca pontuda e fina para ver se a massa está assada – a faca deve sair limpa). Deixe esfriar um pouco e retire da forma. O brioche de canela é mais gostoso quando consumido morno.

Você também pode conferir o preparo dessa receita com várias dicas no vídeo a seguir:

Deixe seu recado!